Você conhece as técnicas e estratégias de vendas da Super Ótica São José? Não?
Então conheça agora um pouco das estratégias que levam uma empresa com mais de 50 anos de existência a manter seus clientes engajados e participando das nossas campanhas!
Quando se trata de expandir a sua loja, ampliar sua participação no mercado e também as vendas, algumas estratégias são essenciais. É necessário criar ações de divulgação orientadas às vendas e aumento do número de clientes, geralmente este.
As campanhas promocionais são uma das importantes ações para vendas, afinal elas oferecem ferramentas para aumentar o engajamento dos clientes, fidelização e desenvolver o reconhecimento da marca junto ao mercado. Vejamos em detalhes alguns desses benefícios.
1 – Aumento do engajamento dos clientes
Um dos objetivos primordiais de uma loja com certeza é aumentar sua carteira de clientes e também fidelizá-los, a ponto de gerar um fluxo constante de vendas.
Neste sentido, ao se realizar uma campanha promocional vigente da rede, pretende-se envolver o consumidor em uma interação na qual ele próprio, além de consumir os produtos ou serviços oferecidos, torne-se divulgador da empresa. O engajamento do cliente é uma conquista importante para qualquer organização, pois é um estágio no qual a sua loja estabelece um relacionamento mais próximo ao cliente, ele confia na marca, comprova a qualidade dos produtos e principalmente consome regularmente além de indicar a terceiros sempre que consultado.
Não é uma tarefa fácil, no entanto, cativar este tipo de ligação sem que haja um planejamento para encantar o cliente, neste sentido as campanhas promocionais são instrumentos eficazes, pois suas diversas modalidades como sorteios, brindes, trabalham justamente a ideia de proximidade com o cliente.
2 – Fidelização
Um dos pontos essenciais para a saúde financeira de sua loja é seu potencial para fidelizar seus clientes. As campanhas promocionais, em seus diversos tipos, envolvem uma série de ações que estimulam os clientes a manterem contato com a empresa mesmo depois que adquiriram os produtos ou serviços.
No sorteio, por exemplo, os clientes são orientados a conferirem os resultados para saberem se foram contemplados. Nas promoções de compre e ganhe, os consumidores são estimulados a comprarem uma quantidade maior de itens para aumentarem suas chances de serem premiados e com isso o seu vínculo com a loja é mais duradouro e sua experiência é aprimorada. Brindes oferecidos com produtos da própria empresa ajudam na fidelização, pois oferecem a possibilidade de experimentar outros itens que talvez o cliente não estivesse interessado em um primeiro momento, mas que se for comprovada a qualidade pode aumentar sobremaneira o contato constante do cliente com a marca.
3 – Consolidação da Marca
O plano de marketing também é desenvolvido sob alguns pilares que sustentam a estratégia da sua loja quanto ao alcance de sua marca. Através das campanhas promocionais os clientes são envolvidos em uma interação positiva que favorece o chamado “marketing boca a boca”, aquele no qual ocorre a divulgação pelos próprios consumidores considerando a própria natureza de atração que um brinde ou desconto oferece, isto facilita a disseminação da marca e dos produtos vinculados à promoção e colocam em evidência o nome da empresa. Caso seja comprovada a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos o alcance da marca tende a ser exponencial.