Assim como as roupas, os óculos também são classificados por tamanho P-M-G para se adequarem aos diferentes tipos de rosto.
Poucas pessoas sabem que comprar óculos fora do ambiente da ótica não é tão fácil como comprar roupas e demais acessórios.
Principalmente se você vai atender seu cliente em casa, é uma dica excelente saber quais as melhores modelagens levar pra ele para garantir a venda!
Os óculos também são categorizados por tamanho P (pequeno), M (médio) e G (grande) e, além disso, existem detalhes que facilitam na escolha, como saber que armação é mais adequada para seu tipo de rosto, por exemplo, pois mesmo não existindo regras, alguns modelos de óculos tendem a ficar mais harmônicos em determinados formatos de face.
Todos os modelos apresentam numerações na parte interna da haste e elas indicam a largura da lente, o tamanho da ponte (sob a qual fica o nariz) e o comprimento da haste. Todas as medidas são importantes para determinar o tamanho dos óculos para o seu rosto.
Por exemplo, um modelo que apresenta a sequência: 55-14-140, pode ser considerado tamanho grande, pois a lente mede 55mm, a ponte 14mm e a haste da armação 140mm. Esses modelos são recomendados para pessoas com o rosto largo.
Mulheres com o rostos mais finos, tendem a ficar melhor com os modelos pequenos em que a lente são menores que 50mm. O tamanho M combina com quem tem traços faciais médios e apresentam as lentes com largura de 50 mm a 54 mm.
Dicas importantes:
1 – Preste atenção na largura da armação
Para uma escolha perfeita, é importante se atentar também a largura total da armação. O ideal é que os óculos fiquem rente à bochecha, já que se estiverem muito grandes ou pequenos, além de desproporcional, causaram desconforto.
2 – Conheça o seu tipo de rosto
Alguns modelos de óculos são mais recomendados para quem tem determinados tipos de rosto. Embora não existam regras, a dica é optar por armações que gerem um contraponto com o formato do traços faciais e ajudem a tornar o visual mais harmônico. Sendo assim, rostos redondos podem ficar melhor com armações quadradas ou até mesmo retangulares. O contrário acontece em pessoas que têm o rosto quadrado. Nesse caso, as armações de óculos redondas são as mais indicadas.
3 – O que fazer se a armação não ficar boa?
Se por acaso a armação comprada ficar desproporcional ao rosto ou o cliente não se sinta bem com ela, não há motivos para pânico. Basta entrar em contato para solicitar outro modelo.
A recomendação é fazer isso o quanto antes para satisfação de ambos.
Agora você vai arrebentar nas vendas com essas Super Dicas!
E falando em Super, você também pode acessar nosso site e conhecer nossas outras dicas de vendas e gestão da sua ótica, o setor que mais cresceu no Brasil nos últimos anos segundo a Associação Brasileira de Franchising.
Aguardamos você!