O visagismo ajuda a personalizar uma imagem, fazendo com que o rosto expresse quem somos e revele nossas qualidades. Tudo levando em conta a harmonia e estética.
Muito além de técnica, visagismo é um conceito, fruto das artes plásticas e do conhecimento anatômico do rosto humano.
Por isso, um profissional treinado para aplicar o visagismo é capaz de perceber o temperamento do cliente, seu modo de vida e também as necessidades de seu trabalho, eles precisam estudar um pouco de psicologia, para que possam identificar os diferentes temperamentos.
Por exemplo, para as mulheres, principalmente, os penteados exercem uma influência incrível na imagem.
- Curvas nos cabelos indicam sensualidade, lirismo, amplitude e romantismo. São os cabelos estilo “Gisele Bündchen”.üFranjas são sinônimo de mulher convencional.
- Cabelos repicados ou desfiados transmitem a impressão de introversão.
- Linhas voltadas para fora são ideais para os fios das extrovertidas.
- Cabelos com linhas horizontais passam uma imagem estável. Porém, a combinação de franja reta + cabelo com linhas verticais + base horizontal, por exemplo, indica que a pessoa é convencional, pois cria uma espécie de barreira.
- Linhas verticais transmitem estrutura.
- Cabelos com linhas inclinadas indicam dinamismo. Quando os desfiados ou repicados se voltam para dentro, representam introversão e dinamismo. Algo “perigoso”, pois mostra desequilíbrio.
- O recomendado para unir dinamismo e extroversão é usar linhas inclinadas voltadas para fora.
- Cabelos com linhas mais fechadas (cachos) costumam passar uma imagem emocionalmente confusa.
- Cabelos com linhas quebradas (encaracolados) transmitem uma certa infantilidade, pois seu aspecto é o de uma linha lúdica.
Cada caso é um caso.
É importante entender que o visagismo está aí para proporcionar os melhores resultados possíveis tanto no look quanto na autoestima.